Seja Divina
Saúde, beleza e bem estar

Você já ouviu falar sobre este problema? Fator tubo peritoneal é fundamental para a fertilidade.

Tino Comunicação / 20 de June de 2014

Gente, acho que todas nós conhecemos a importância das trompas de Falópio, né? Hoje chamadas de tubas uterinas, as trompas ficam nas extremidades superiores do útero. Elas têm a função de transportar os óvulos do ovário até o útero. E é dentro das trompas que ocorre a fecundação pelo espermatozoide.

Os problemas anatômicos nas trompas de Falópio, relatados em geral como “fator tubo peritoneal”, costumam ser detectados em cerca de 20% dos casos de infertilidade. Estas alterações anatômicas ocorrem por conta de problemas prévios, como a Doença Inflamatória Pélvica (DIP) – lembra qua já falamos dela aqui? -, a apendicite aguda perfurada, determinados tipos de aborto e cirurgia prévia nas trompas. As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) também podem estar relacionadas.

Um exame conhecido como histerossalpingografia (HSG), no qual se usa a aplicação de um contraste de iodo, costuma ser utilizado para diagnosticar a presença de alterações anatômicas nas trompas. Outro método é a laparoscopia, que é mais invasivo.

Após os exames, o médico irá avaliar se há a necessidade de tratamento cirúrgico. Há casos em que a gravidez pode ocorrer de forma natural após tratamento. Em outros, é preciso contar com a reprodução assistida.

Sobre o Seja Divina

Seja Divina é o espaço onde nós mulheres nos encontramos para falar de tudo relacionado à saúde, bem estar, beleza e muito mais! Há 3 anos no ar, o blog vem crescendo e aumentando a quantidade de matérias e conteúdo para trazer ainda mais novidades para o nosso mundo feminino. Fiquem ligadas ;)

Social

Twitter