Seja Divina
Saúde, beleza e bem estar

A endometriose tem tratamento! Saiba identificá-la e procure seu médico

/ 8 de June de 2014

Muitas de nós ficamos totalmente perdidas à menor suspeita de que podemos desenvolver a endometriose. A boa notícia é que esta doença tão chata, apesar de ser crônica, tem tratamento, sim!

Antes de tudo, vamos conhecer melhor a endometriose. O endométrio é a mucosa que reveste a parede interna do útero. Ele é quase todo eliminado durante a menstruação. Uma parte dele permanece no útero e volta a crescer no próximo ciclo menstrual.

A endometriose ocorre quando o endométrio se forma em outras regiões do nosso corpo, fora do útero (no ovário, na cavidade abdominal…). Isso provoca dores, cólicas fortes, sangramentos e até infertilidade.

Desanimou? Calma! Você sabia que o uso de pílulas anticoncepcionais pode ser indicado para o controle da doença? “O tratamento medicamentoso é quase sempre indicado, independentemente do grau da endometriose”, conta o ginecologista Achilles Machado Cruz. “Atualmente, as melhores evidências sustentam o uso de pílulas anticoncepcionais, administradas em regime contínuo, como opção de primeira linha na endometriose.”

Para identificar a endometriose, podem ser realizados vários exames. “A história clínica da paciente, o exame ginecológico e exames de imagem, como a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética, são indicados”, explica o dr. “O diagnóstico definitivo se faz com procedimentos cirúrgicos, como a videolaparoscopia ou mesmo a laparotomia, que permitem a visualização direta das lesões endometrióticas. O exame hormonal CA-125 também pode contribuir para a identificação da endometriose, embora nem sempre seja preciso, até mesmo nos casos mais avançados da doença.”

Para tirar mais dúvidas e conhecer melhor os tratamentos, procure seu ginecologista!

Sobre o Seja Divina

Seja Divina é o espaço onde nós mulheres nos encontramos para falar de tudo relacionado à saúde, bem estar, beleza e muito mais! Há 3 anos no ar, o blog vem crescendo e aumentando a quantidade de matérias e conteúdo para trazer ainda mais novidades para o nosso mundo feminino. Fiquem ligadas ;)

Social

Twitter