Seja Divina
Saúde, beleza e bem estar

Conheça as causas das dores nos seios

Tino Comunicação / 20 de June de 2014

Se você anda sentindo dor e muita sensibilidade nos seios não precisa se descabelar! Em primeiro lugar, esta sensação não costuma estar relacionada com câncer de mama. Em segundo, ela é cada vez mais comum entre nós, mulheres modernas! (Bom humor à parte, segue valendo a regra: procure o médico de qualquer jeito, ok?)

Vamos às explicações. Estas dores, conhecidas tecnicamente como mastalgia, costumam ir e vir a cada ciclo menstrual (é a mastalgia cíclica). Já aquela que não segue padrões e ocorre em qualquer momento é chamada de mastalgia acíclica ou não cíclica.

Elas estão ligadas à produção de hormônio e ao estresse e ocorrem muito em mulheres que não engravidaram ou engravidaram poucas vezes e amamentaram por curtos períodos.

A mastalgia cíclica está ligada à produção de hormônios do aparelho reprodutor e costuma ocorrer nas duas mamas. A dor é descrita como uma sensação de peso ou de queimação, que irradia pra a axila ou braço, e costuma sumir após a menstruação. Este tipo de mastalgia ocorre mais em mulheres jovens.

Já a mastalgia não cíclica é mais comum entre mulheres de 30 a 50 anos e pode ocorrer em apenas uma mama. Ela está ligada ao estresse ou ao surgimento de fibroadenoma ou cisto, e a sensação é de uma dor aguda ou queimação em determinada área da mama.

O tratamento da mastalgia inclui uma boa conversa com seu médico para receber orientações sobre mudanças de hábitos relativos à alimentação e ao estresse. Cortar ou diminuir a cafeína e usar sutiãs de algodão (tipo top) durante o período de dor são recomendações úteis. O médico também pode sugerir o uso de analgésicos.

Então, vamos repetir: surgiram dores nas mamas? Procure seu ginecologista e conte direitinho que dores são essas.

Sobre o Seja Divina

Seja Divina é o espaço onde nós mulheres nos encontramos para falar de tudo relacionado à saúde, bem estar, beleza e muito mais! Há 3 anos no ar, o blog vem crescendo e aumentando a quantidade de matérias e conteúdo para trazer ainda mais novidades para o nosso mundo feminino. Fiquem ligadas ;)

Social

Twitter